Obama ameaçou mandar derrubar caças israelenses, diz jornal

© AP Photo / Tsafrir AbayovBoeing 707 da Força Aérea Israelense demonstra abastecimento em voo de um caça F15
Boeing 707 da Força Aérea Israelense demonstra abastecimento em voo de um caça F15 - Sputnik Brasil
Nos siga no
De acordo com um jornal do Kuwait, o governo Obama pode estar disposto a tomar medidas drásticas para impedir Israel de bombardear instalações nucleares iranianas - até mesmo ameaçando derrubar caças israelenses.

Em 2014, Israel descobriu que os Estados Unidos vinham mantendo conversas secretas com o Irã e estavam próximos de um acordo. Preocupado com a possível ameaça à segurança de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu planejou um ataque aéreo contra instalações nucleares do Irã. As informações são do jornal do Kuwait "Al-Jarida".

A reportagem cita fontes "bem colocadas" dentro do governo israelense e relata que "Netanyahu e seus comandantes concordaram depois de quatro noites de discussões…  em preparar uma operação contra o programa nuclear iraniano."

Mais espantosa ainda foi a suposta reação do presidente americano, Barack Obama, após tomar conhecimento da operação. Um ministro israelense não identificado na reportagem revelou o plano ao secretário de Estado americano, John Kerry. Depois de receber a informação, Obama ameaçou derrubar os aviões israelenses antes que eles alcançassem a fronteira com o Irã.

A Força Aérea israelense até executou exercícios aéreos e voou em espaço aéreo iraniano como preparação para a operação, mas foi forçada a cancelar os planos após as ameaças do governo Obama.

Na última semana, o Canal 2 de Israel relatou que a Arábia Saudita havia concordado em permitir que aeronaves de Israel entrassem em seu espaço aéreo para atacar o Irã. O acordo veio com a condição de que houvesse "algum tipo de progresso" na questão da Palestina.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала