O primeiro livro da trilogia "Tempos de Polvo" de Kucherena será posto à venda na terça-feira, 3 de março, o protótipo do herói é Snowden. No prefácio do romance diz-se que a trama e os personagens principais são o resultado da imaginação do autor, qualquer semelhança com pessoas e eventos reais é coincidência. Kucherena vendeu os direitos da obra ao diretor Oliver Stone, de Hollywood, que espera fazer um filme este ano.
“Somos sempre seguidos. Às vezes eu não sei que caminho escolher para voltar a casa”, declarou Kucherena na entrevista esta terça-feira.
O advogado disse que uma vez que o carro em que ele seguia foi perseguido por cinco carros, e em determinado momento ele foi forçado a mudar para a outro carro.
“Sinceramente, não sei quem era, acho que é difícil dizer. Poderiam ser jornalistas, não quero fazer acusações. A certa altura, eu me senti como um homem indigno desta situação”, declarou o advogado.
O advogado de Snowden também declarou que periodicamente aparecem informações sobre convites para Snowden visitar diferentes países, mas não a sua segurança nestes países não é garantida.
Mais tarde, a Rússia concedeu-lhe asilo temporário por um ano sob a condição de que ele cessasse sua atividade contra os EUA. Em 1 de agosto 2014, Snowden recebeu uma autorização de residência de três anos, o que lhe permite viajar não só na Rússia, mas também no exterior.