O analista afirma que, para sair da crise econômica, a Ucrânia deverá parar de pagar pensões aos seus aposentados, cancelar os pagamentos às vítimas do desastre em Chernobyl e também deverá reduzir o financiamento das escolas e da medicina.
O economista acredita que Kiev será obrigada a vender seus ativos nacionais e os territórios agrícolas à empresa transnacional Monsanto, que produz cereais geneticamente modificadas. O dinheiro da venda será necessariamente destinado aos pagamentos ao FMI por conta dos empréstimos recebidos.
“A Ucrânia enfrenta o destino da Grécia”.
Paul Craig Roberts, ex-conselheiro para assuntos econômicos do Presidente Ronald Reagan, declarou que tais soluções não farão nada bem para a Ucrânia e a põe em risco de se tornar uma colônia dos EUA.
“Todas as empresas (da Ucrânia), recursos naturais, terras agrícolas… tudo isso pertencerá ao Ocidente”, opina o cientista político.
A reunião do Conselho de Administração do FMI sobre um novo pacote para a Ucrânia, no valor de US$ 17,5 bilhões, está marcada para 11 de março.