Tikrit está a 130 quilômetros de Bagdá e é controlada pelo Estado Islâmico desde junho, quando os militantes sunitas avançaram repentinamente pelo norte do Iraque, o que levou as tropas iraquianas a fugirem e abandonarem suas armas.
O governador da província de Salahuddin, Raed al-Jabouri, disse que as forças iraquianas esperam alcançar Tikrit nesta sexta-feira. Na segunda-feira, as forças de segurança do Iraque lançaram uma operação em grande escala para retomar a cidade do grupo militante, mas a ofensiva foi interrompida porque os extremistas estavam posicionados estrategicamente nas estradas e contavam com explosivos e minas terrestres.
A batalha para tomar do Estado Islâmico a cidade de Tikrit, onde nasceu Saddam Hussein, é o maior teste para as forças iraquianas e para as milícias xiitas aliadas. Nesta quinta-feira, os extremistas do Estado Islâmico colocaram fogo em alguns poços de petróleo fora de Tikrit. Aparentemente, o incêndio foi uma forma de despistar um bombardeio do governo, que fazia parte da ofensiva.
Fonte: Estadão Conteúdo