Forças iraquianas intensificam ofensiva para tirar o Estado Islâmico de Tikrit

© AP Photo / Khalid MohammedTanques M1 Abrams, do exército iraquiano, comprados dos Estados Unidos, em manobras próximos de Bagdá.
Tanques M1 Abrams, do exército iraquiano, comprados dos Estados Unidos, em manobras próximos de Bagdá. - Sputnik Brasil
Nos siga no
As forças iraquianas intensificaram hoje sua ofensiva contra o grupo Estado Islâmico, com a expectativa de alcançar os arredores da cidade de Tikrit, um dia depois de os extremistas terem destruído um famoso sítio arqueológico.

Tikrit está a 130 quilômetros de Bagdá e é controlada pelo Estado Islâmico desde junho, quando os militantes sunitas avançaram repentinamente pelo norte do Iraque, o que levou as tropas iraquianas a fugirem e abandonarem suas armas.

Estado Islâmico - Sputnik Brasil
Estado Islâmico destruiu as ruínas da antiga capital do reino Assírio no Iraque
O governador da província de Salahuddin, Raed al-Jabouri, disse que as forças iraquianas esperam alcançar Tikrit nesta sexta-feira. Na segunda-feira, as forças de segurança do Iraque lançaram uma operação em grande escala para retomar a cidade do grupo militante, mas a ofensiva foi interrompida porque os extremistas estavam posicionados estrategicamente nas estradas e contavam com explosivos e minas terrestres.

A batalha para tomar do Estado Islâmico a cidade de Tikrit, onde nasceu Saddam Hussein, é o maior teste para as forças iraquianas e para as milícias xiitas aliadas. Nesta quinta-feira, os extremistas do Estado Islâmico colocaram fogo em alguns poços de petróleo fora de Tikrit. Aparentemente, o incêndio foi uma forma de despistar um bombardeio do governo, que fazia parte da ofensiva.

Fonte: Estadão Conteúdo

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала