Refugiados começam a voltar para Donbass

© AP PhotoRefugiados ucranianos retornam para casa
Refugiados ucranianos retornam para casa - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Presidente do Conselho Popular da autoproclamada República Popular de Donetsk, Andrei Purgin, comemorou a volta dos refugiados, mas esclareceu que a situação continua difícil em função do bloqueio econômico de Kiev e da falta de garantias da retirada de armamentos pesados pelos militares ucranianos.

Bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk - Sputnik Brasil
Parlamentar diz que Rússia pode apoiar a independência de Donbass
O presidente do Conselho Popular da autoproclamada Repúblico Popular de Donetsk (RPD) informou que, com o anúncio de cessar-fogo, os refugiados estão retornando para Donbass.

“A situação está relativamente estabilizada. A população, aos poucos, vai retornando para as cidades. O trabalho das autoridades locais está, também aos poucos, se restabelecendo, apesar de bem aquém do desejado”, transmitiu as palavras de Purgin a Agência de Notícias de Donetsk.   

Segundo Andrei Purgin, entretanto, a situação na região continua difícil em função do bloqueio econômico de Kiev, bem como da falta de garantias da retirada de armamentos pesados pelos militares ucranianos.

Independentistas de Donbass no leste da Ucrânia - Sputnik Brasil
RPD concluiu a retirada de armas pesadas
Kiev está realizando, desde meados de abril, uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas chegadas ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014 em Kiev. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 6 mil civis já foram vítimas deste conflito.

O novo acordo de paz, firmado em Minsk entre os líderes da Rússia, da Ucrânia, da França e da Alemanha, inclui um cessar-fogo global no leste da Ucrânia a partir de 15 de fevereiro. Segundo o acordo, o armistício deve ser seguido pela retirada das armas pesadas da zona de conflito, operação que deve começar "o mais tardar no segundo dia do cessar-fogo e estar concluída no prazo de 14 dias". Este processo já se iniciou mas ainda não terminou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала