A cerimônia foi realizada em Kiev, na presença do Monitor-Chefe da Missão de Monitoramento da OSCE na Ucrânia, Ertugrul Apakan, do Embaixador da União Europeia na Ucrânia, Jan Tombinski, e o chefe da Missão Consultiva da União Europeia para o Setor de Reforma e Segurança Civil da Ucrânia, Kalman Mizsei.
Tombinski afirmou que os veículos já haviam sido usados anteriormente em outras várias outras missões na Europa. Segundo ele, a União Europeia não está poupando esforços no apoio da Missão Especial de Monitoramento da OSCE na Ucrânia.
Ertugrul Apakan ressaltou que todos os equipamentos especiais são apenas uma parte de um pacote que de planejamento que prevê uma formação especializada, sistemas de rastreamento de veículos via satélite, ferramentas de segurança pessoais, sistemas de comunicação em situações de emergência e instrumentos técnicos para avaliar a situação de segurança.
Segundo os últimos dados da ONU, o número de mortos do conflito ucraniano ultrapassa o número de 5.800 pessoas.
Desde 9 de janeiro deste ano, a intensidade dos bombardeios nas regiões que não reconhecem a legitimidade do governo que chegou ao poder na Ucrânia após a deposição do ex-presidente Victor Yanukovich aumentou significativamente.