O drone poderá levantar até duas toneladas de carga e transportar pessoas para áreas remotas, inacessíveis por outros meios de transporte.
A maior particularidade do novo drone é o chassi, que inclui tecnologia de almofada de ar. Segundo os criadores, poderá levantar voo a partir de superfícies instáveis ou acidentadas, de territórios nevados ou pantanosos e a partir da água.
O novo veículo aéreo não tripulado foi desenvolvido na base do já existente drone “Chirok”. Serão utilizadas as mesmas tecnologias mas o novo drone vai superar o seu ‘irmão menor’ numa série de características”, disse um representante da Rosteh (corporação estatal responsável pelo desenvolvimento do aparelho). Acrescentou que o projeto já está pronto e que em breve será apresentado um modelo experimental.
O desenvolvimento do drone pesado está planejado após voos de teste do Chirok leve mas para tal é preciso atrair investimentos.
O modelo experimental do drone Chirok, com um peso é 750 quilos, será pela primeira vez exposto no salão aeroespacial MAKS, entre 25 e 30 de agosto. Destaque-se que este drone, que não precisa de pista de decolagem, levanta voo a partir de quase qualquer superfícies e pode elevar-se até uma altura de 6 mil metros, não tem análogos no mundo.