Em fevereiro, os cinemas chineses arrecadaram 4,05 bilhões de yuans (cerca de US$ 647 milhões). A arrecadação na América do Norte no mesmo período foi de 710 milhões de yuans, 640 milhões dos quais são referentes aos EUA, informa o jornal.
Os especialistas chineses afirmam, entretanto, que ainda é muito cedo para comemorar. O principal motivo do recorde foram as festas de ano novo pelo calendário lunar, comemorados em fevereiro este ano. Um mês considerado de baixa temporada para a indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Além disso, estavam em exibição algumas grandes produções chinesas, que atraíram o público em massa.
Um dos principais sucessos foi o "The Man from Macao II", com o celebre ator de origem chinesa, Chow Yun-fat, além do "Dragon Blade", como a estrela de longa data, Jackie Chan.
De qualquer maneira, as bilheterias chinesas nunca antes ultrapassaram as americanas, não importa os fatores.
Em 2012, Ernst & Young previu que a China se tornaria o maior mercado de cinema em 2020. Essa previsão considerava o fato do mercado chinês na área apresentar um crescimento anual de 25%, contra 1% anual norte-americano.