A Ossétia do Sul é uma região do sul do Cáucaso que declarou sua independência da Geórgia no início da década de 1990. A Rússia é um dos poucos países que reconhece formalmente sua soberania.
De acordo com o comunicado do Kremlin, o líder da república caucasiana, Leonid Tibilov, e o presidente russo, Vladimir Putin, se reunirão na semana que vem em Moscou. Além de assinar o “tratado de aliança e integração”, eles também discutirão "uma ampla gama de questões bilaterais, bem como a cooperação para garantir a estabilidade e a segurança na região do Cáucaso".
O tratado prevê 25 anos de cooperação social, econômica, humanitária e diplomática entre as duas partes, além de abarcar as áreas de defesa, segurança e preservação da soberania estatal da Ossétia do Sul.
Os signatários devem ainda confirmar acordos separados para a criação de um "espaço comum de defesa e segurança”, que promova a “repressão da criminalidade organizada", em um contrato de longo prazo que permite dez anos de prorrogação.