A maior parte de cidadãos alemães considera a Rússia um país poderoso que exerce um impacto importante nos processos internacionais, segundo uma sondagem feita pelo Instituto de Estudo de Opinião Pública Allensbach, escreve o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.
A publicação mostra que o número de pessoas na Alemanha que concorda com a afirmação que “a Rússia tem um papel importante na política mundial” cresceu de 72% a 82% nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, só 21% dos respondentes acham que as sanções antirrussas devem ser suavizadas ou abolidas. 39% dos alemães pensam que as medidas restritivas devem permanecer, enquanto 19% são em favor do aumento da pressão sobre a Rússia.
Ainda no ano passado, os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados acusaram a Rússia de intervir no conflito ucraniano, inclusive prestando uma suposta assistência militar para os independentistas da região de Donbass, que haviam se insurgido por se recusarem a reconhecer a legitimidade do novo governo em Kiev.
Desde março de 2014, o Ocidente já impôs várias rodadas de sanções contra Moscou, visando não só indivíduos de alto escalão, mas também os setores bancários, de energia e de defesa da Rússia.
O Kremlin tem repetidamente negado qualquer envolvimento na crise interna da Ucrânia e qualifica as sanções como contraproducentes.