Um dos assuntos principais da cúpula englobará os temas relacionados à Rússia e à Ucrânia. A decisão da Comissão Europeia sobre as sanções contra a Rússia é a que tem gerado maiores expectativas. Na quarta-feira, o projeto da resolução final da cúpula, ao qual a agência Sputnik teve acesso, não continha nenhuma menção às sanções, apesar de informações anteriores terem apontado o contrário.
Na quarta-feira, por outro lado, uma fonte da presidência do organismo revelou aos jornalistas que o chefe da Comissão Europeia, Donald Tusk, deverá propor aos líderes da UE a manutenção das sanções relacionadas à crise na Ucrânia até a completa realização dos acordos de Minsk. Essa decisão, entretanto, precisa ser unanime.
Segundo a fonte da agência, um outro tema polêmico da cúpula será a criação de uma aliança energética da UE. O principal problema consistiria a exigência da Comissão Europeia de que todos os contratos de energia com países de fora do bloco recebam o aval da organização, o que encontra muita resistência dos principais importadores dos recursos da região.