O chefe do governo australiano, Tony Abbott, protagonizou um escândalo na reunião do parlamento nesta quinta-feira (19), ao comparar o líder da oposição parlamentar, Bill Shorten, com o chefe da propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial, Paul Joseph Goebbels.
Em vários vídeos, um dos quais é disponível no site do jornal Sidney Morning Herald, é possível ver como o primeiro-ministro comenta expressivamente e gesticulando ativamente uma declaração de Shorten e o chama eventualmente de "Dr. Goebbels da nossa política econômica".
"Eu me desdigo", repetiu várias vezes Abbott, quando representantes da oposição o criticavam em vozes tão altas que a porta-voz da reunião teve que pedir silêncio e ordem reiteradas vezes.
No entanto, segundo o site News.com.au, o tesoureiro da Austrália, Joe Hockey, disse que o próprio partido Trabalhista (ao qual pertence o próprio Bill Shorten) tinha utilizado as mesmas palavras para caracterizar o atual primeiro-ministro quando este ainda foi líder da oposição.
Líder da oposição é o título que designa o líder do maior partido da oposição no parlamento da Austrália.