“Estou mais otimista após essa reunião. Creio que todas as partes confirmaram a intenção de tentar de tudo para que a economia grega supere as dificuldades o mais breve possível”, disse ele. Tsipras adicionou que “todos os participantes da reunião buscam restabelecer o financiamento da Grécia nos prazos mais curtos”.
Por iniciativa do premiê grego, após o fim do primeiro dia da cúpula da UE, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, chanceler alemã, Angela Merkel, e presidente da França, François Hollande, seguiram para uma reunião a portas fechadas sobre a Grécia. A reunião durou cerca de quatro horas.
“No âmbito do acordo do Eurogrupo de 20 de fevereiro de 2015, as autoridades da da Grécia apresentarão uma lista de reformas concretas nos próximos dias”, informa uma declaração conjunta.
Os líderes das instituições europeias afirmaram apoiar os acordos de 20 de fevereiro de 2015. Na ocasião, ficou decidido pela prorrogação do segundo programa de ajuda financeira à Grécia por quatro meses.
O comunicado conjunto também informa que uma reunião extraordinária do Eurogrupo sobre a Grécia poderá acontecer a qualquer momento.