De acordo com este documento, elaborado em conformidade com todas as leis e aprovado por todos os membros do bloco, os cinco países estabelecerão uma ativa cooperação nas áreas de sustentabilidade e segurança agrícola, capacidade de resistência a desastres naturais, e monitoramento e resolução de problemas ligados a mudanças climáticas.
A assinatura do Memorando Sobre Cooperação nas Áreas Científica, Tecnológica e de Inovação foi realizada na semana passada no Palácio Itamaraty, em Brasília, pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Apesar de sua versão final, o documento poderá no futuro receber pequenas emendas e alterações.
O evento marcou o 2º Encontro de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS, o primeiro tendo sido realizado em fevereiro de 2014 na África do Sul.
Na opinião do ministro brasileiro da pasta, Aldo Rebelo, os documentos assinados na semana passada (incluindo o Memorando) "constituem sinais claros da vitalidade e do dinamismo dos Brics, que estão assentados sobre bases muito firmes, seguras e sólidas, porque a iniciativa reúne as esperanças dos nossos povos e das nossas sociedades e tem o respaldo e o apoio dos nossos parlamentos, dos nossos poderes executivos".
"Essa reunião coloca um importante tijolo na construção desse edifício que nós iniciamos há tão pouco tempo, mas que tem progredido como se fosse muito antigo" — concluiu o ministro.