A notícia é desta terça-feira, mas a licença do Roskomnadzor foi emitida na segunda (23) ao canal norte-americano CNN. A partir de agora, o público russo poderá assistir às notícias americanas por cabo por todo o país.
Várias fontes russas sugeriam que a irritação do canal fora causada pela falta de licença ou pelas restrições ao uso de propaganda comercial em TV paga.
O Roskomnadzor, serviço federal russo responsável pelo controle e fiscalização na área das comunicações, informara reiteradas vezes a empresa norte-americana que sempre podia legalizar-se pedindo nova licença local.
Jornalistas e chefes do CNN na Rússia insistiam que estavam "sufocando-os", não deixando trabalhar e estar no ar.
O chefe do Roskomnadzor, Aleksandr Zharov, saudou a atitude do CNN: "Apraz-me muito que o CNN segue firmemente os acordos alcançados durante as negociações e espero que seja firme e fiável nas suas políticas de conteúdo".
O pedido de licença veio ao Roskomnadzor em 17 de fevereiro. O serviço federal emitiu o certificado de registro como meio de comunicação em finais do mês, viabilizando assim o processo de licenciamento, que terminou na segunda-feira.
O canal de televisão CNN foi criado nos EUA em 1980 pelo empreendedor Ted Turner. A empresa foi pioneira em adotar completamente o conceito de emissões noticiosas de 24 horas diárias.