Segundo ele, os atuais documentos preveem que a participação da Rússia na Estação Espacial Internacional será realizada até 2020. Ao mesmo tempo, existe uma alta probabilidade de renovação até 2024. A oferta norte-americana extra-oficial é que Moscou continue cooperando na Estação Espacial até 2027. No entanto, o chefe do Conselho Científico e Técnico da Agência Espacial Russa afirmou que "nenhuma dessas propostas foi desenvolvida. Há muitas dificuldades, tanto no nível técnico quanto no nível político".
Yury Koptev observou também que a continuidade do trabalho na Estação Espacial Internacional é economicamente vantajosa para a Rússia no momento atual. Segundo ele, “durante todo o período de colaboração do país na Estação, sua contribuição foi de 10% e o aproveitamento dos recursos da Estação Espacial Internacional foi de 30%.
Um alto funcionário da NASA chegou a afirmar no início do mês que os EUA não têm qualquer plano alternativo para manter a Estação Espacial Internacional (EEI) se a Rússia decidir se retirar do projeto.