No último dia 15, durante uma parada em comemoração ao Dia de São Patrício em New Haven, a polícia da cidade chocou a comunidade local ao utilizar de extrema brutalidade para interromper uma briga entre duas adolescentes. Um dos guardas que fazia a segurança do evento partiu com grande fúria para cima da jovem Teandrea Cornelius, jogando-a no chão e pressionando o seu rosto contra a neve e a lama acumuladas na sarjeta.
Segundo a mãe da menina, Valerie Boyd, depois da detenção, Teandrea precisou ser hospitalizada, com uma concussão, olhos inchados e um ombro fraturado.
“É uma vergonha nós termos policiais que adotam esse tipo de atitude contra uma criança”, disse Boyd.
A violenta ação foi registrada em um vídeo amador, que foi publicado no YouTube e visualizado por milhares de pessoas ao longo da semana. Uma parte da população local, indignada com o ocorrido, decidiu fazer uma grande passeata ontem, da casa de Teandrea Cornelius até a delegacia mais próxima.
As autoridades, tentando justificar a violência do guarda branco contra a adolescente negra, disseram que a jovem estava armada com uma faca no momento em que foi detida. E, de acordo com a justiça, ela terá que responder por posse ilegal de arma, assalto em terceiro grau e violação da paz.
A polícia de New Haven informou que o agente responsável pela prisão, Josh Smereczynsky, está sendo investigado. Mas, até os investigadores chegarem a uma decisão, ele continuará patrulhando normalmente.