Milhares de singapurenses saíram para as ruas na manhã desta quarta-feira para participar da cerimônia de despedida com o primeiro premiê do país, Lee Kuan Yew. Multidões se encaminharam para a frente do congresso de Singapura, onde está sendo velado, até 28 de março, o corpo do pai do fundador do Estado moderno do país. Em 29 de março, no Centro Cultural da Universidade de Singapura, será realizado o enterro oficial de Lee Kuan Yew.
O corpo do primeiro premiê foi transferido na madrugada desta quarta-feira da residência oficial do governo para o prédio do congresso. Milhares de singapurenses acompanharam a procissão, entoando lemas de ordem, como “Lee Kuan Yew, nosso avô, nos te amamos!”.
O político faleceu em 23 de março, no hospital, onde estava internado desde 5 de fevereiro.
Lee Kuan Yew ocupou o cargo de primeiro-ministro da Singapura entre 1959 e 1990. No entanto, ele exerceu grande influência política por mais 20 anos, estando no centro dos principais temas políticos de maior importância para a ilha. Ele é considerado o fundador do Estado moderno de Singapura e implementou, segundo a imprensa e comentaristas locais, as políticas que levaram a ilha asiática à prosperidade atual.