A informação foi divulgada nesta terça-feira por Feferica Mogherini, Alta Representante da UE para Política Externa, que se encontra em Havana, no âmbito de uma visita oficial.
“Concordamos em acelerar o ritmo das negociações realizadas, e assinar um acordo bilateral até o final deste ano”, disse a diplomata.
Segundo a representante da UE, uma delegação cubana desembarcará em Bruxelas no dia 22 de abril, chefiada por Rodríguez, para dar continuidade às conversações.
Durante as reunião em Havana, Mogherini suscitou a questão dos direitos humanos em Cuba. Durante a declaração para a imprensa, Mogherini informou que a “União Europeia não pretende dar aulas aos outros países nessa área, mas está pronta para compartilhar a sua experiência na garantia dos princípios humanitários, econômicos e sociais”. A chefe da diplomacia europeia afirmou que a UE estaria pronta para discutir esse tema sem recorrer à visões estereotipadas.
Durante a visita de Mogherini foi assinado um acordo de subsídios europeus à Cuba no valor de 50 milhões de euros até 2020, na área da agricultura.