Lançamento da nave Soyuz TMA-16M é realizado com sucesso

© AFP 2023 / Kirill Kudryavtsev / Acessar o banco de imagensLançamento do foguete Soyuz TMA-16M, do cosmódromo de Baikonur, nesta sexta-feira (27/03)
Lançamento do foguete Soyuz TMA-16M, do cosmódromo de Baikonur, nesta sexta-feira (27/03) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Foi realizado com sucesso, na tarde desta sexta-feira (madrugada de sábado no Cazaquistão), no cosmódromo de Baikonur, o lançamento da nave espacial tripulada Soyuz TMA-16M, pilotada pelo cosmonauta russo Gennady Padalka e levando a bordo o americano Scott Kelly e o também russo Mikhail Kornienko.

Segundo as primeiras informações, a operação, que tem como objetivo levar os astronautas até a Estação Espacial Internacional (EEI), ocorreu de acordo com o planejado. A previsão é a de que o foguete, que partiu de Baikonur às 16h42 (horário de Brasília), chegue à EEI hoje à noite, às 22h36. 

Nessa nova missão, Padalka, que já realizou 5 viagens espaciais, passou 710 dias em órbita e realizou 9 caminhadas em espaço aberto, se tornará o viajante espacial mais experiente da história, atingindo o número recorde de 876 dias no espaço. No entanto, o experiente cosmonauta retornará à Terra antes de seus dois colegas, pois Kornienko e Kelly permanecerão em órbita por um ano, realizando um extenso programa científico, com projetos da NASA, da Roscosmos, e também alguns experimentos conjuntos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала