Jonathan alerta para aumento da violência na Nigéria por conta das eleições de amanhã

© AFP 2023 / Florian Plaucheur / Acessar o banco de imagensSob ameaça do Boko Haram, nigerianos vão às urnas neste sábado
Sob ameaça do Boko Haram, nigerianos vão às urnas neste sábado - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, chamou a atenção das autoridades para a possível onda de atos violentos antes e depois da eleição presidencial deste sábado no país.

Em discurso televisionado para a nação, o atual chefe de Estado pediu que os eleitores votem pacificamente e aceitem os resultados do pleito de amanhã. "Nenhuma ambição política pode justificar a violência ou o derramamento do sangue de nosso povo", disse Johathan, que encara uma das disputas mais acirradas da história eleitoral nigeriana, contra o militar Muhammadu Buhari, que já governou o país à frente de uma junta militar entre 1983 e 1985.

A maior preocupação do presidente, da população e das forças nacionais de segurança é quanto a possíveis investidas do Boko Haram no dia das eleições. Foi por causa do temor ao grupo terrorista que o pleito foi adiado por seis semanas. Nos últimos seis anos, a organização já matou mais de 13 mil pessoas.

Por esse motivo, as autoridades do país estão em alerta máximo, e todas as fronteiras, terrestres e marítimas, foram fechadas por precaução. Segundo um porta-voz do partido do governo, essas medidas se justificam pela necessidade de "dar um senso de proteção aos cidadãos". 
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала