Na véspera do 9º aniversário do projeto conjunto russo-brasileiro Missão Centenário, o primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, concedeu uma entrevista exclusiva à Sputnik.
O astronauta, que é também professor de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP), falou sobre o seu quarto livro, lançado mais cedo em março, “Caminhando com Gagarin”. Ele disse que guarda boas lembranças sobre a época do treinamento, na Cidade das Estrelas (campo de treinamento na cidade de Korolev, perto de Moscou), e confessa que gostaria de voltar ao espaço mais uma vez.
“Eu tenho também a esperança de ajudar na formação de um astronauta profissional do Brasil. Eu quero ver outra pessoa carregando essa bandeira também”, frisa o professor Pontes.
Há 9 anos, em 29 de março de 2006, o primeiro astronauta brasileiro embarcou na espaçonave Soyuz TMA-8 para chegar à Estação Espacial Internacional (EEI), no quadro do projeto conjunto russo-brasileiro Missão Centenário. Até hoje, aquela foi a única entrada brasileira na EEI.