Em uma reportagem exclusiva publicada no início deste mês sobre o que a agência Reuters afirmava ser uma nova evidência sobre a queda do avião da Malaysian Airlines, o repórter Anton Zverev relatou que "quando entrevistado pela Reuters, Fedotov, testemunha que descreveu o 'foguete', primeiro afirmou diante da câmera que o projétil foi disparado de um território ocupado pelo exército ucraniano. Depois, longe das câmeras, afirmou que o míssil foi disparado de uma área próxima, ocupada pelos separatistas. Questionado sobre o porquê de ter dito o contrário na primeira declaração, ele afirmou que estava com medo dos rebeldes."
Mais tarde, procurado pela RT, o morador afirmou que Zverev não foi nada preciso em sua reportagem.
"Quando conversamos sobre o Boeing, diante da câmera, expliquei tudo como vi. As coisas que eu supostamente teria dito longe da câmera, toda essa bobagem, foram inventadas pelo próprio jornalista. É tudo mentira porque com a câmera desligada nunca discutimos o Boeing e só falamos sobre a vida, a atual situação, por assim dizer", explicou Fedotov à RT.
O morador de Lugansk disse ainda que Zverev entrou em contato pouco depois para saber se ele tinha passado por algum tipo de dificuldade após a entrevista.
"A primeira coisa que ele perguntou foi se eu tive algum problema. Eu fiquei muito surpreso. Por que eu teria problemas se disse a ele tudo como eu vi? Só quando meus amigos que disseram que um canal estava mostrando imagens que afirmavam que eu disse uma coisa na frente da câmera e o contrário sem a câmera é que entendi por que o jornalista tinha me feito aquela pergunta."
A RT informou que procurou a Reuters para comentar a notícia, mas não recebeu resposta.
Voo MH17: Reuters é acusada de distorcer relato
16:47 30.03.2015 (atualizado: 12:34 12.11.2021)
© AFP 2023 / DOMINIQUE FAGETDestroços do voo MH17 da Malaysian Airlines
© AFP 2023 / DOMINIQUE FAGET
Nos siga no
Pytor Fedotov, morador da região de Lugansk, afirma que a agência de notícias Reuters falsificou seu depoimento sobre o lançamento de um míssil que derrubou o voo MH17, da Malaysian Airlines.