O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, informou aos jornalistas que todos os aspectos chaves para a regularização do programa nuclear iraniano foram acordados e deverão começar a ser redigidos em formato oficial nos próximos dias.
“O acordo contempla uma abordagem universal para a regularização (do programa nuclear iraniano), incluindo as medidas de verificação do caráter pacífico do programa nuclear, segundo a determinações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e a retirada das sanções”, disse Lavrov.
Ele lembrou que a abordagem universal, como fundamento da minta do documento, foi uma “posição proposta pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, há alguns anos, ao defender a solução do problema nuclear iraniano através do reconhecimento do direito desse país em realizar atividades pacíficas na área nuclear”.
Por mais de um ano, Teerã e o grupo de negociadores internacionais composto por Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Alemanha, têm mantido conversações para chegar a um acordo global que garanta a natureza pacífica das atividades nucleares do Irã.
Os lados estabeleceram o final de junho de 2015 como prazo para se chegar a tal acordo, mas se esperava que um quadro político para o acordo estivesse pronto até 31 de março. Apesar do atraso, o acordo preliminar deverá ser celebrado em breve.