O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira, após as últimas reuniões dos representantes do P5+1 com as autoridades do Irã, em Lausanne, que o acordo firmado sobre o programa nuclear iraniano pode ser considerado histórico.
Segundo ele, as sanções contra Teerã, que devem ser retiradas em breve, foram determinantes para trazer as autoridades iranianas de volta à mesa de negociações. E, por esse motivo, novas sanções podem ser impostas no caso de qualquer violação das regras por parte do governo da república islâmica.
Destacando que o novo acordo não será baseado apenas na confiança, mas em verificações sem precedentes, Obama disse que se houver qualquer suspeita em relação aos fins pacíficos do programa nuclear do Irã, inspeções serão realizadas.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, e sua colega da União Europeia, Federica Mogherini, fizeram um comunicado conjunto, em Lausanne, sobre os resultados das negociações, afirmando, entre outras coisas, que todas as sanções impostas pela UE e pelos EUA relacionadas ao tema nuclear seriam retiradas.