ONU: processo de neutralização das armas químicas na Síria está dentro do prazo

© AP Photo / Alfonso PerezEspecialista mostra a jornalistas as roupas especiais utilizadas durante a neutralização de armas químicas
Especialista mostra a jornalistas as roupas especiais utilizadas durante a neutralização de armas químicas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O processo de neutralização de armas químicas e de fábricas do ramo na Síria será concluído dentro dos prazos estipulados, informou a alta representante da ONU para Questões de Desarmamento, Angela Kane.

Secretário de estado dos EUA, John Kerry, e ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil
Kerry elogia cooperação da Rússia na retirada de armas químicas da Síria
“O processo está indo bem. Está avançando. Os atrasos anteriores se deviam à falta de explosivos, que agora estão sendo fornecidos. A maior parte do trabalho de sondagem já foi realizado em uma série de instalações, por isso esperamos terminar até o prazo final, dia 30 de junho”, informou Kane aos jornalistas após a sessão do Conselho de Segurança da ONU. 

Segundo informações anteriores, todos os materiais tóxicos já foram retirados da Síria ou destruídos. Segundo a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), das 12 instalações produtoras de armas químicas (sete galpões e cinco instalações subterrâneas) foi concluída a destruição de dois bunkers.

Kane informou que, até a presente data, só falta destruir mais uma instalação subterrânea. Além disso, já foram realizados todos os preparativos para a implosão dos galpões. 

A reunião do Conselho de Segurança também aprovou a investigação do uso de armas químicas na Síria, como gás cloro, após a resolução da ONU proibindo esse tipo de atividade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала