A suspensão das sanções econômicas vai permitir que o Irã pague integralmente a dívida com a empresa estatal russa de energia nuclear, Rosatom, que, por sua vez, irá fornecer bilhões de dólares em receitas para o orçamento da Rússia. A declaração é do ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma entrevista à agência de informações “Rossya Segodnya”.
Ainda sobre o acordo sobre o programa nuclear iraniano, o ministro russo afirmou:
“Por isso, aqueles que abordam as decisões sobre o Irã de forma mercantil na atual etapa, na minha opinião, subestimam estado real do mercado de hidrocarbonetos, assim como o mais importante, não podem chegar a esta abordagem utilitarista – de que a Rússia sofreria se fossem retiradas as sanções contra o Irã. Pelo contrário, se falarmos somente sobre os interesses econômicos, nós desenvolvemos com o Irã uma base muito forte de cooperação ao longo dos anos”, disse Lavrov.
O acordo alcançado após as negociações na Suíça em 2 de abril reconhece o direito do Irã de enriquecer urânio e prevê a retirada de sanções caso Teerã cumpra sua parte, que reduz drasticamente seu programa nuclear.