Destróier dos EUA conclui manobras no Mar Negro

© Foto / WikipediaO USS Jason Dunham
O USS Jason Dunham - Sputnik Brasil
Nos siga no
A 6ª Frota dos EUA anunciou que o destróier USS Jason Dunham finalizou com sucesso, no domingo (5) as manobras em conjunto com a OTAN no Mar Negro. A embarcação participou de treinamentos com navios das marinhas búlgara e romena, destacou um comunicado oficial norte-americano.

Na semana passada, a Marinha dos EUA anunciou que o destróier entraria no Mar Negro na sexta-feira (3), como parte de uma operação lançada em abril do ano passado nos três Estados bálticos e na Polônia, e que o Exército norte-americano anunciou em fevereiro que seria expandida para incluir a Bulgária e a Romênia.

As operações atuais não são as primeiras do USS Jason Dunham no Mar Negro. O navio participou da operação da OTAN Sea Breeze em 2012. A embarcação deverá manter-se na região até 14 de Abril. Está prevista uma parada no porto de Odessa. De acordo com os termos da Convenção de Montreux, os navios de guerra que não pertençam a países banhados pelo Mar Negro não podem permanecer por lá por mais de 21 dias.

Em um comunicado na quinta-feira (2), o porta-voz do Ministério do Exterior russo, Alexander Lukashevich, advertiu sobre as consequências do recente reforço militar da OTAN na Europa Oriental, comentando sobre relatos de que a Romênia pode deferir o pedido de comandantes militares dos EUA para permitir a implantação de equipamento pesado em sua terra.

"O acúmulo de forças da OTAN no flanco oriental é um passo sem precedentes perigoso, visto que viola todos os acordos, incluindo o pacto de fundação Rússia-OTAN, que ainda está em vigor ", disse Lukashevich.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала