“A posição russa é a seguinte: as regiões do Leste da Ucrânia são parte da Ucrânia, ao contrário da Crimeia, que foi uma vez incorporada à Ucrânia como resultado de uma confusão histórica. Hoje, ninguém tem dúvidas de que as regiões orientais fazem parte do território ucraniano”, declarou Aleksei Pushkov, acrescentando que a Rússia não possui qualquer tipo de reivindicação sobre esses territórios.
De acordo com o deputado, Moscou considera, no entanto, que é seu dever defender os interesses da população russa em Donbass, assim como o status especial dessa região e o direito de seus habitantes de utilizar a língua russa. “Vejam como a França insistiu em garantir direitos amplos à população de língua francesa do Quebec e os canadenses tiveram que reconhecer”, comparou Pushkov.
Para o parlamentar, a ideia de alguns ucranianos de que “Donbass é um fardo adicional” para o país e de que, por isso, precisa ser deixada para trás dificilmente será apoiada pelo atual governo da Ucrânia.
“Eu não acredito que as atuais autoridades de Kiev serão capazes de tomar tal decisão devido a considerações políticas”.