“Nós valorizamos essa participação em eventos na região e agradecemos à Rússia”, disse o parlamentar iraquiano durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Segundo al-Jabouri, em razão dos acontecimentos dos últimos anos, o Iraque adquiriu uma importância regional particular, e é extremamente grato a Moscou por entender isso.
“Nós estamos prontos para trabalhar com os seus mecanismos de assistência, que ajudarão no desenvolvimento do nosso país”, disse ele.
Sobre essa importância particular, o deputado explicou que, no momento, o Iraque pode ser considerado como a principal frente de combate ao terrorismo no Oriente Médio. No entanto, de acordo com ele, as autoridades do país têm optado por investir mais no diálogo e na reconciliação política. E pretendem “continuar indo nessa direção”.
De sua parte, Lavrov destacou que a Rússia está preparada para estender o seu apoio político e financeiro aos iraquianos, com o objetivo de auxiliar na luta do país contra o terrorismo, garantindo, assim, sua integridade territorial.
“Nossa posição é invariável: continuaremos fazendo o possível para ajudar na preservação da independência, da soberania e da integridade territorial do Iraque”, disse o chanceler russo.