Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, outras, as chamadas ratitas, não podem voar ou apresentam voo limitado. Há milhões de anos, todas as aves podiam voar. Com o passar do tempo, porém, algumas delas perderam essa habilidade, apesar de ainda terem asas.
Os cientistas não conseguem chegar a um acordo sobre a razão de algumas aves não voarem. Uma hipótese é que isso tenha relação com o local onde viviam. Os primeiros pássaros não voadores podem ter aparecido em lugares isolados ou afastados do resto do mundo.
© flickr.com / Ron KnightA ema-brasileira é uma ave do gênero Rhea endêmica das regiões central e nordeste do Brasil. Segundo dados de 1997 a subespécie corre sérios riscos de extinção.
1/8
© flickr.com / Ron Knight
A ema-brasileira é uma ave do gênero Rhea endêmica das regiões central e nordeste do Brasil. Segundo dados de 1997 a subespécie corre sérios riscos de extinção.
© flickr.com / Austronesian ExpeditionsO marrequinho-das-ilhas-Auckland (Anas aucklandica) é uma espécie de pato dabbling do Gênero Anas que é endêmica para Ilhas Auckland sul de Nova Zelândia. A espécie já foi encontrada em todas as ilhas Auckland. As asas são muito pequenas e a espécie perdeu o poder de voo.
2/8
© flickr.com / Austronesian Expeditions
O marrequinho-das-ilhas-Auckland (Anas aucklandica) é uma espécie de pato dabbling do Gênero Anas que é endêmica para Ilhas Auckland sul de Nova Zelândia. A espécie já foi encontrada em todas as ilhas Auckland. As asas são muito pequenas e a espécie perdeu o poder de voo.
© flickr.com / Department of ConservationO kakapo ou papagaio-mocho é um papagaio de constituição robusta que pode medir até 60 cm de comprimento e pesar entre 3 a 4 quilos, um valor relativamente elevado em relação a outras aves do seu tamanho e que só é possível por ser não voadora.
3/8
© flickr.com / Department of Conservation
O kakapo ou papagaio-mocho é um papagaio de constituição robusta que pode medir até 60 cm de comprimento e pesar entre 3 a 4 quilos, um valor relativamente elevado em relação a outras aves do seu tamanho e que só é possível por ser não voadora.
© flickr.com / Elizabeth OliverOs pinguins são bastante bem adaptados à vida marinha. As asas atrofiadas são inúteis para vôo no ar, porém na água são muito ágeis. Na terra, os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilíbrio na postura erecta.
4/8
© flickr.com / Elizabeth Oliver
Os pinguins são bastante bem adaptados à vida marinha. As asas atrofiadas são inúteis para vôo no ar, porém na água são muito ágeis. Na terra, os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilíbrio na postura erecta.
© flickr.com / Harvey BarrisonNa foto: o cormorão-das-galápagos. O seu peso relativamente elevado para uma ave do seu tamanho é possível apenas porque esta espécie não voa. As asas são bastante reduzidas, cerca de um terço do equivalente nos outros cormorões, e adaptadas para a natação.
5/8
© flickr.com / Harvey Barrison
Na foto: o cormorão-das-galápagos. O seu peso relativamente elevado para uma ave do seu tamanho é possível apenas porque esta espécie não voa. As asas são bastante reduzidas, cerca de um terço do equivalente nos outros cormorões, e adaptadas para a natação.
© flickr.com / Toshihiro GamoO casuar é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. São animais normalmente pacatos e tímidos que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o homem para proteger o ninho ou as suas crias.
6/8
© flickr.com / Toshihiro Gamo
O casuar é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. São animais normalmente pacatos e tímidos que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o homem para proteger o ninho ou as suas crias.
© flickr.com / Chirs KComo todas as aves do grupo das Ratitas, não pode voar, mas, distintamente de alguns, tem pequenas asas escondidas sob as penas. Emu é a maior ave nativa da Austrália e, depois do avestruz, a segunda maior ave que vive hoje.
7/8
© flickr.com / Chirs K
Como todas as aves do grupo das Ratitas, não pode voar, mas, distintamente de alguns, tem pequenas asas escondidas sob as penas. Emu é a maior ave nativa da Austrália e, depois do avestruz, a segunda maior ave que vive hoje.
© flickr.com / Benh Lieu SongAs avestruzes compensam a incapacidade de voar por possibilidade de correr com a velocidade mais rápida que qualquer ave.
8/8
© flickr.com / Benh Lieu Song
As avestruzes compensam a incapacidade de voar por possibilidade de correr com a velocidade mais rápida que qualquer ave.