Uma vez emitido o veredito, o processo entrará em sua segunda fase, na qual será decidido se Tsarnaev, indiciado por mais de 30 crimes, será condenado à pena capital ou passará o resto da vida atrás das grades.
Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo The MassINC Polling Group, em março deste ano, apontou que 62% dos moradores de Boston consideram que o acusado deve ser condenado a prisão perpétua, enquanto somente 27% são favoráveis à pena de morte.
De origem chechena, o jovem Dzhokhar Tsarnaev, hoje com 21 anos, teria organizado o crime juntamente com seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, que morreu posteriormente ao trocar tiros com a polícia de Boston, segundo as informações oficiais. Dzhokhar foi capturado vivo, porém com muitos ferimentos, sendo inicialmente levado para um hospital.
Segundo os peritos, os Tsarnaev utilizaram cabos de decorações de Árvores de Natal e detonadores feitos com peças de controle remoto de carros de brinquedo para acionar os explosivos. O material explosivo foi obtido partir de centenas de cartuchos de fogos de artifício que contêm pólvora preta, conforme consta do relatório.