Moscou está constantemente enviando “mensagens” a Washington para dizer que a Rússia é uma potência mundial, declarou o chefe do North American Aerospace Defense Command (NORAD) almirante Bill Gortney, relata Fox News.
O almirante informou ainda a existência de dois navios russos nas imediações da costa dos EUA — próximo a Cuba e a Venezuela.
Nas palavras de Gortney, a Rússia interveio em operações militares na Ucrânia, o que, na opinião do almirante, é a prova de que Moscou está usando uma nova doutrina militar.
“A Rússia criou um exército compacto muito mais preparado para o combate do que era o numeroso exército da União Soviética” — destacou o comandante norte-americano.
De acordo com dados citados pela Fox News, em meados dos anos 1980 as forças armadas da União Soviética tinham um contingente de mais de 5 milhões de homens. Hoje, o exército russo conta com pouco mais de 1 milhão de soldados, além de 2 milhões de reservistas — isso é comparável ao atual contingente do exército dos EUA, mas inferior às forças unidas da OTAN, destacou Fox News.
As autoridade da Rússia negaram por diversas vezes as supostas informações sobre a participação de forças russas em operações militares em Donbass. Além disso, o ministério da Defesa da Rússia declarou em muitas ocasiões que todos os vôos da aeronaves da Força Aérea russa sempre foram e continuam sendo realizados em estrita conformidade com as normas internacionais do espaço aéreo sobre águas neutras, jamais violando as fronteiras de outros países.