Os ataques começaram na noite de quarta-feira e de acordo com o diretor da rede de televisão, Yves Bigot, continuaram durante a quinta-feira. Em entrevista à rádio RTL, Bigot informou que a rede conseguiu restaurar o sinal, mas só consegue transmitir programas gravados.
O Estado Islâmico já havia divulgado invasões em outros sistemas mas de acordo com especialistas, ao bloquear uma rede de televisão global, este ataque representa um novo nível de sofisticação para o grupo. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação sobre terrorismo em relação ao ataque.
O diretor da TV5 Monde disse que ficou aterrorizado quando viu uma tela preta em todos os canais da rede e "quando descobrimos o significado da mensagem que aparecia em nossas redes sociais, entendemos o que estava acontecendo e obviamente ficamos preocupados", disse.
A mensagem que se lia no site da TV5 Monde dizia "I am IS" ("Eu sou o Estado o Islâmico", na tradução do inglês), com um banner de um grupo que se autodenominava "Cybercalifado". A mensagem foi substituída no final do dia de hoje por um aviso de manutenção.
O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, em sua conta no Twitter, chamou o ataque de "um insulto inaceitável à liberdade de informação e expressão" e ministros do governo francês visitaram a sede da rede de televisão nesta quinta-feira.
fonte: Estadão Conteúdo
Rede de televisão francesa é invadida por hackers ligados ao Estado Islâmico
18:30 09.04.2015 (atualizado: 07:48 21.11.2021)
© AFP 2023 / FRANCK FIFELogo da rede de TV francesa TV5 Monde
© AFP 2023 / FRANCK FIFE
Nos siga no
Hackers que alegam lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico tomaram o controle do sistema da rede de televisão global francesa TV5 Monde, bloqueando 11 canais ao mesmo tempo, além do site da companhia e as contas nas redes sociais.