Foram debatidas, entre outras questões, as atribuições das entidades e a recepção aos chefes de Estado que estarão no Rio, incluindo detalhes de credenciamento, transporte e acomodação das autoridades máximas de cada país durante os Jogos.
Estiveram presentes à reunião de Brasília os ministros do Esporte, George Hilton, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além do presidente do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Já o ministro do Esporte, George Hilton, ressaltou a importância do esporte em promover a paz e a integração dos povos. “Os Jogos Olímpicos não serão só um momento para intercâmbio de culturas, mas que sejam um momento de reflexão de que é preciso utilizar o esporte para promover a paz em todas as nações.”
Até a chegada das Olimpíadas estão previstos mais três encontros, sobre os Jogos Rio 2016, com o pessoal das embaixadas.
Segundo os representantes da Embaixada do Japão em Brasília, a ideia é acompanhar de perto a preparação e a organização brasileiras, para poder realizar intercâmbios e trocar experiências, já que a capital japonesa, Tóquio, vai sediar a edição de 2020 dos Jogos Olímpicos.