A ex-secretária de Estado é considerada a principal concorrente dentro do partido e á a primeira dos democratas a anunciar oficialmente suas intenções para a Casa Branca nas eleições presidenciais de 2016.
Por outro lado, Hillary tem se mantido discreta, preparando-se para a longa campanha que enfrentará.
Alguns também criticaram Hillary por ter esperado tanto tempo para declarar sua candidatura, o que teria prejudicado estrategicamente a campanha democrata. Contudo, o único outro candidato a 2016 a anunciar foi Ted Cruz, um senador republicano do estado do Texas. Espera-se que muitos outros proeminentes republicanos entrem na disputa, mas o anúncio da candidatura de Hillary deve provavelmente impedir a maioria dos outros candidatos democratas em potencial de entrarem na disputa.
Mesmo que Hillary se torne a indicação do partido, os republicanos têm preparado o terreno para os ataques contra sua candidatura em diversas frentes, particularmente no que se refere à sua atuação enquanto secretária de Estado. A oposição já está atacando Hillary por conta do incidente de 2012 em Benghazi quando um embaixador dos EUA foi morto, bem como por seu uso do e-mail privado para conduzir assuntos oficiais de Estado.