Quando Hilary Clinton apresentar a sua candidatura às presidenciais de 2016 nos EUA, a questão das mulheres que ascendem ao topo da escada política se torna mais relevante. Veja a lista das dez mulheres mais poderosas e proeminentes na política mundial.
© AP PhotoA presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner (desde 10 de dezembro de 2007) é a primeira mulher presidente eleita no país e a segunda mulher a ocupar o cargo depois de Isabel Martínez de Perón. Ela é viúva do ex-presidente Néstor Kirchner.
1/10
© AP Photo
A presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner (desde 10 de dezembro de 2007) é a primeira mulher presidente eleita no país e a segunda mulher a ocupar o cargo depois de Isabel Martínez de Perón. Ela é viúva do ex-presidente Néstor Kirchner.
© AP PhotoAngela Merkel é, desde 22 de novembro de 2005, a primeira mulher chanceler da Alemanha. Em 2007, Merkel presidiu ao G8, ela é a segunda mulher depois de Margaret Thatcher a dirigir o clube dos sete países mais desenvolvidos. Descrita como "a líder real da União Europeia", ela foi classificada como a segunda pessoa mais poderosa do mundo pela revista Forbes, a classificação mais alta de sempre para uma mulher.
2/10
© AP Photo
Angela Merkel é, desde 22 de novembro de 2005, a primeira mulher chanceler da Alemanha. Em 2007, Merkel presidiu ao G8, ela é a segunda mulher depois de Margaret Thatcher a dirigir o clube dos sete países mais desenvolvidos. Descrita como "a líder real da União Europeia", ela foi classificada como a segunda pessoa mais poderosa do mundo pela revista Forbes, a classificação mais alta de sempre para uma mulher.
© AP PhotoHillary Clinton, ex-secretária de Estado norte-americana, anunciou recentemente a sua candidatura para a nomeação presidencial democrata de 2016.
3/10
© AP Photo
Hillary Clinton, ex-secretária de Estado norte-americana, anunciou recentemente a sua candidatura para a nomeação presidencial democrata de 2016.
© flickr.com / US Department of StateA presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf (desde 16 de janeiro de 2006) é a primeira chefe de Estado eleitoa na África. Em 2011, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz por reconhecer "a luta não-violenta pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à participação plena no trabalho de construção da paz".
4/10
© flickr.com / US Department of State
A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf (desde 16 de janeiro de 2006) é a primeira chefe de Estado eleitoa na África. Em 2011, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz por reconhecer "a luta não-violenta pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à participação plena no trabalho de construção da paz".
© flickr.com / CGIAR Climate A premiê dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt (desde 3 de outubro de 2011) é a líder dos sociais-democratas. Ela é a primeira mulher a ocupar um tão alto cargo político no país. Antes de ter sido eleita para o parlamento local, ela foi membro do Parlamento Europeu pela Dinamarca.
5/10
© flickr.com / CGIAR Climate
A premiê dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt (desde 3 de outubro de 2011) é a líder dos sociais-democratas. Ela é a primeira mulher a ocupar um tão alto cargo político no país. Antes de ter sido eleita para o parlamento local, ela foi membro do Parlamento Europeu pela Dinamarca.
© AP PhotoA presidente do Brasil, Dilma Rousseff (desde 1 de janeiro de 2011) é a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Ela tornou-se socialista durante a sua juventude, e se uniu aos grupos que lutavam contra a ditadura militar. Rousseff esteve presa entre 1970 e 1972.
6/10
© AP Photo
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff (desde 1 de janeiro de 2011) é a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Ela tornou-se socialista durante a sua juventude, e se uniu aos grupos que lutavam contra a ditadura militar. Rousseff esteve presa entre 1970 e 1972.
© flickr.com / Adam TinworthA rainha consorte da Jordânia, Rainha Rania, que é casada com o rei Abdullah bin Al-Hussein, é conhecida por seu trabalho ativo em questões de educação, saúde e capacitação da comunidade.
7/10
© flickr.com / Adam Tinworth
A rainha consorte da Jordânia, Rainha Rania, que é casada com o rei Abdullah bin Al-Hussein, é conhecida por seu trabalho ativo em questões de educação, saúde e capacitação da comunidade.
© flickr.com / United Nations Photo A premiê do Sheikh Hasina (desde 6 de janeiro de 2009) é filha do primeiro presidente do Bangladesh. Como líder da oposição, ela foi alvo de uma tentativa de assassinato em 2004. Em 2007, ela foi presa por acusações de corrupção por parte do governo interino.
8/10
© flickr.com / United Nations Photo
A premiê do Sheikh Hasina (desde 6 de janeiro de 2009) é filha do primeiro presidente do Bangladesh. Como líder da oposição, ela foi alvo de uma tentativa de assassinato em 2004. Em 2007, ela foi presa por acusações de corrupção por parte do governo interino.
© AP PhotoA rainha Elizabeth II é a chefe de Estado do Reino Unido e de 15 outros territórios da Comunidade de Nações. Filha mais velha do rei George VI e da rainha Elizabeth, ela nasceu em 1926 e tornou-se rainha com a idade de 25 anos. Reina há mais de cinco décadas, um período de enormes mudanças sociais e desenvolvimento.
9/10
© AP Photo
A rainha Elizabeth II é a chefe de Estado do Reino Unido e de 15 outros territórios da Comunidade de Nações. Filha mais velha do rei George VI e da rainha Elizabeth, ela nasceu em 1926 e tornou-se rainha com a idade de 25 anos. Reina há mais de cinco décadas, um período de enormes mudanças sociais e desenvolvimento.
© AP PhotoA premiê da Jamaica Portia Simpson Miller (desde 5 de janeiro de 2012) também foi ministra do Turismo e Esportes, bem como dirigente do governo local ao longo de anos.
10/10
© AP Photo
A premiê da Jamaica Portia Simpson Miller (desde 5 de janeiro de 2012) também foi ministra do Turismo e Esportes, bem como dirigente do governo local ao longo de anos.