O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou nesta quinta-feira, 16, que os países da América Latina são parceiros de confiança da Rússia, e a relação de Moscou com os Estados da região possui grande potencial.
"Hoje, o desenvolvimento dinâmico da cooperação entre os nossos países em vários campos prova que a distância não é um obstáculo para a cooperação. Os Estados latino-americanos são Parceiros de confiança da Rússia na arena internacional. Nós valorizamos muito isso", afirmou Lavrov.
O ministro ainda destacou que "em um ambiente internacional turbulento é de particular importância o compromisso comum de princípios tão importantes como o multilateralismo, o respeito pelo direito internacional e o reforço do papel central da ONU".
Segundo ele, “agora a Rússia começa a pratica uma política externa em relação aos interesses cubanos, por exemplo, mais aberta, mais cooperativa. Ela pode até ser bem direta, bem assertiva, mas transparente. A Rússia hoje defende a aproximação entre Cuba e EUA. Isso é uma mudança na agenda de política externa da Rússia”.