“A direção do FMI não oferece prorrogação de prazo de pagamento há mais de 30 anos. Conseguimos explicar a política do fundo em relação a esse tipo de processo e apresentar ao senhor Varufakis um histórico desse tipo de precedente”, disse a chefe da organização durante aos jornalistas em Washington.
Lagarde aconselhou os políticos gregos a se concentrar no “tedioso” trabalho técnico de planejamento de reformas econômicas, em vez de esperar por um acordo político que libere novos créditos à Atenas. O chefe da pasta de finanças grego, por outro lado, negou ter solicitado prorrogação do prazo de pagamento da dívida, informou o jornal.
Em 24 de abril, Grécia planeja negociar um acordo intermediário com seus credores, que permita o financiamento do país até a completa restruturação da dívida. O país ainda não recebeu os 7,2 bilhões do programa de ajuda europeu em vigor. A imprensa grega havia informado anteriormente que Atenas planeja anunciar moratória, caso não consiga chegar a um acordo com os credores até o fim do mês de abril.