- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil não precisa dos EUA para resolver problemas na economia

© AFP 2023 / VANDERLEI ALMEIDAReal brasileiro e dólar norte-americano
Real brasileiro e dólar norte-americano - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou na segunda-feira (20) do Bloomberg Americas Monetary Summit, que contou com a presença do presidente da Reserva Federal norte-americana, William Dudley.

Levy reafirmou que o Brasil vai cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Ele também sublinhou que o governo já está alcançando o objetivo estabelecido:

“Acreditamos que podemos chegar a 1,2%, estamos continuando com os esforços para que as medidas que enviamos ao Congresso sejam aprovadas”.

Notas de real - Sputnik Brasil
FMI prevê estagnação econômica no Brasil e América Latina
Segundo o ministro, o governo brasileiro tem intenção de melhorar o mercado de trabalho e aumentar as receitas. Ele sublinhou que trabalha no aumento de investimentos do Brasil e quer trabalhar no mercado de capitais para transformar a infraestrutura de uma classe de ativos. No momento a economia do Brasil se transforma da estimulada pelo consumo para outra mais do lado da oferta.

A economia de oferta prevê aumentar a capacidade produtiva do sistema econômico, tal tipo de economia implica reduções fiscais como forma de estimular a poupança e investimentos, o que deve incentivar a força de trabalho e o risco empresarial.

Neste ano, o Brasil também está vivendo uma pressão do dólar. Mais cedo, o FMI publicou o relatório no qual declarou que as dificuldades econômicas do Brasil levariam a América Latina para a estagnação.

Dilma Rousseff e Barack Obama - Sputnik Brasil
Ex-presidentes da América Latina 'ensinam' Dilma a cooperar com EUA
Como os países do Mercosul poderiam sofrer danos devido à crise na economia do Brasil, eles começaram os esforços para estabilizar a situação.
Desde 1 de dezembro do ano passado o Brasil e o Uruguai começaram fazer comércio em moedas locais em vez de utilizarem dólares. Tal decisão permite transferências internacionais mais eficientes e com custos reduzidos.

As reformas econômicas do Brasil e a aliança cada vez mais estreita com países do Mercosul faz crer que o Brasil pode acabar com os problemas na economia além da pressão do dólar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала