Uma pesquisa conduzida pela American Civil Liberties Union, grupo que aconselha Snowden juridicamente, entrevistou mil pessoas em países diferentes no mês de fevereiro. A organização descobriu que 64% dos americanos que conhecem o caso têm uma opinião negativa de Snowden.
De acordo com a pesquisa, dois terços dos americanos conhecem Snowden, enquanto apenas 36% têm uma opinião positiva sobre o ex-funcionário da NSA, enquanto apenas 8% têm uma visão fortemente positiva.
Fora dos Estados Unidos, na Alemanha e na Itália, por exemplo, 84% dos adultos que conhecem Snowden têm opiniões positivas. O reconhecimento de Snowden também é muito maior fora dos EUA: cerca de 95% dos entrevistados na Alemanha estavam cientes de sua história. A maioria dos australianos, canadenses, britânicos e neozelandeses entrevistados também vê Snowden de forma positiva.
Curiosamente, Snowden é visto de forma mais positiva por americanos mais jovens. Nos Estados Unidos, o ex-agente é bem visto por 56% dos entrevistados entre 18 e 34 anos. Já na faixa etária que vai de 35 a 44 anos, sua aprovação cai para 34%. Por fim, entre os entrevistados de 45 a 54 anos, Snowden é bem visto por apenas 28%.
Os números indicam que uma mudança parece inevitável, já que gerações mais jovens, que cresceram com tecnologias mais avançadas, estão cada vez mais preocupadas com sua privacidade pessoal.
Snowden: odiado nos EUA, amado fora do país
18:27 22.04.2015 (atualizado: 11:14 12.11.2021)
© Youtube/animalnewyorkBusto de Edward Snowden criado por artistas anônimos em Nova York
© Youtube/animalnewyork
Nos siga no
Ex-agente na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos que causou polêmica ao revelar as violações de privacidade da Agência, Edward Snowden é visto de maneira desfavorável pela maioria dos americanos.