"Dois grupos de socorristas russos estão prontos para serem enviados para a área da catástrofe", informou um representante da entidade.
Acrescentou ainda que o primeiro grupo é composto por dois aviões Il-76 do Ministério de Emergências, com cerca de 100 especialistas a bordo, bem como equipamento especial, incluindo dois helicópteros BO-105 e drones.
O segundo grupo também é formado por 100 médicos e psicólogos, transportados por dois Il-76.
"Nos últimos anos, (os equipamentos) eliminaram as conseqüências dos terremotos no Haiti, Turquia e China," afirmou o representante da agência.
Ele também observou que "hospital aeromóvel do Ministério de Emergências russo está equipado com blocos de reanimação, operações, consultas e diagnóstico radiográfico e eletrocardiograma, bem como um banco de sangue; o hospital tem uma capacidade total de 50 leitos."
O hospital aeromóvel russo foi reconhecido como o melhor pela Organização Mundial de Saúde (OMS) depois de operar por mais de duas semanas, como parte da missão de resgate no Haiti em 2010, ajudando cerca de 2.000 feridos.
O terremoto que atingiu o Nepal neste sábado teve magnitude de 7,9 graus na escala Richter e deixou mais de 1500 mortos.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro foi a cerca de 80 quilômetros a noroeste da capital.