A política dos EUA representa um sério obstáculo ao desarmamento nuclear

© AFP 2023 / KIM JAE-HWANSistema de mísseis americano.
Sistema de mísseis americano. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mikhail Ulyanov, o diretor do Departamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para a não-proliferação e controle sobre armamentos expressou sua preocupação em relação à política norte-americana na conferência sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear que se iniciou nesta segunda (27) nos EUA.

O diretor disse ainda que a política dos EUA em matéria de mísseis antibalísticos cria um sério obstáculo a um corte maior  dos arsenais nucleares.

"É a política seguida pelos EUA que coloca o mais sério obstáculo no caminho de novas reduções (das armas) nucleares", disse. "O problema decorre de apego ferrenho dos americanos a uma linha política que objetivamente chacoalha a estabilidade estratégica global, através da criação de um sistema global de defesa antimísseis unilateral."

Ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif - Sputnik Brasil
O Irã está "profundamente preocupado" com a ameaça nuclear da OTAN
Ulyanov rejeitou as acusações norte americanas de que a Russia teria violado tratados internacionais, incluindo o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, como o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry acusou na ONU nesta segunda-feira (27).

"O lado americano fez novamente acusações totalmente infundadas contra nós alegando que estamos violando o Tratado", disse Ulyanov. "Os EUA se recusam ou, mais provavelmente, são incapazes de substanciar essas afirmações com quaisquer fatos concretos", concluiu.

"Tem-se a impressão de que o objetivo real é tentar tirar crédito da Rússia e apresentá-la como um Estado que viola seus compromissos internacionais", disse ele em resposta ao discurso do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала