De acordo com dados mais recentes, cerca de 200 pessoas foram presas, 15 prédios e 144 carros foram incendiados durante os tumultos em Baltimore na última segunda-feira, 27, após o funeral de Freddie Gray, jovem negro de 25 anos, morto sob a custódia das forças policiais. Desde a morte de Gray, os protestos contra a ilegalidade na ação policial e os indícios de discriminação racial vêm se intensificando em Baltimore, atingindo momentos da maior tensão no início desta semana, após o funeral de Freddie.
Os protestos contra a violência policial continuam desde agosto de 2014, quando um policial branco matou o adolescente negro chamado Michael Brown.
Segundo as estatísticas, os cidadãos negros dos Estados Unidos são mortos 21 vezes mais frequentemente em confrontos com a polícia do que os brancos.
A expectativa é de que as manifestações continuem tensas hoje. Segundo informa a agência Sputnik, citando fontes policiais locais, os manifestantes de Baltimore estão convocando nova revolta para hoje à noite.