“Acredito na possibilidade de uma discussão produtiva sobre o tema, já que as nossas equipes retomaram o trabalho e pretendem realizar uma sessão para preparar o documento ainda esta semana”, informou Mogherini aos jornalistas.
“Provavelmente abordarei todos o aspectos que devemos aprimorar para o acordo definitivo planejado para fim de julho” disse a chefe da diplomacia europeia.
A diplomata afirmou que a contribuição às negociações sobre o programa nuclear é sua prioridade.
“Vejo isso como o meu objetivo principal: garantir que as negociações aconteçam de modo positivo. Positivo significa que o Irã não poderá desenvolver armamentos nucleares, mas terá direito ao programa nuclear de caráter pacífico, assim como qualquer outro país. Isso, na minha opinião, poderá ser uma contribuição importante para a segurança e a estabilidade da região”, disse ela.
“Eu entendo bem as preocupações de outros países na região, não somente árabes, sobre o Irã”, considerou a diplomata.
“A melhor abordagem é, por um lado, alcançar um resultado positivo nas negociações nucleares, para ter certeza de que eles não conseguem desenvolver uma bomba atômica. Por outro, convocar o Irã a desempenhar um papel importante e positivo na região. Inclusive na Síria, onde pode influenciar o regime atual à participar do processo de transição”, concluiu Mogherini.