- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Anistia Internacional condena execuções na Indonésia

© AFP 2023 / Bay IsmoyoCaixão de Rodrigo Gularte antes do envio ao Brasil.
Caixão de Rodrigo Gularte antes do envio ao Brasil. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Anistia Internacional definiu, nesta quarta-feira (29), como “reprovável” o fuzilamento de oito pessoas na Indonésia. O diretor do organismo para a Ásia–Pacífico, Ruppert Abbott, afirmou que “as execuções foram feitas com uma total falta de consideração pelas salvaguardas reconhecidas internacionalmente para o recurso à pena de morte”.

O brasileiro Rodrigo Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas - Sputnik Brasil
Indonésia executa brasileiro e outros sete condenados por tráfico
Na terça-feira (28), o brasileiro Rodrigo Gularte e mais seis estrangeiros, além de um indonésio, foram executados pela Indonésia. Todos haviam sido condenados à pena de morte por tráfico internacional de drogas. No entanto, conforme destacou a Anistia Internacional, os fuzilamentos aconteceram mesmo com os tribunais do país tendo aceito pelo menos dois recursos.

O organismo ainda denunciou que muitos condenados não tiveram a devida assistência de advogados competentes ou de intérpretes durante a detenção e na fase inicial de julgamento. A Anistia Internacional realçou também que Rodrigo Gularte foi executado mesmo sendo diagnosticado como esquizofrênico e que a lei internacional proíbe que pessoas portadoras de doenças psiquiátricas tenham penas de morte cumpridas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала