Segundo o estudo, "56% dos habitantes entrevistados avaliam de maneira positiva o trabalho das autoridades da República de Donetsk; 51,2% veem o futuro da república como parte integrante da Rússia; e 28% acreditam que a República de Donetsk deve se tornar um estado independente", afirmou Irina Krzhanovskaya, porta-voz do centro, ao apresentar os dados.
Krzhanovskaya afirmou ainda que 37% dos entrevistados consideram que os acordos de Minsk são uma medida forçada, 32% dizem tratar-se de pura formalidade, e 27% acreditam se tratar de um passo correto para o fim do conflito em Donbass. A pesquisa entrevistou cerca de três mil pessoas.
Os habitantes das províncias de Donetsk e Lugansk, descontentes com a mudança de governo efetuada em Kiev, em fevereiro de2014, promoveram protestos e ocuparam edifício governamentais em abril. Em seguida, se autoproclamaram repúblicas populares que decretaram sua secessão do território ucraniano. Kiev, que não reconhece as repúblicas autoproclamadas,iniciou, então,uma operação militar que provocou o conflito armado no leste da Ucrânia. Mais de 6.100 pessoas já morreram nos combates.
Maioria em Donetsk quer fazer parte da Rússia, revela pesquisa
14:51 30.04.2015 (atualizado: 07:26 02.11.2015)
© Sputnik / Maxim Blinov / Acessar o banco de imagensParticipantes da manifestação em apoio a Donetsk
© Sputnik / Maxim Blinov
/ Nos siga no
A maioria dos habitantes da autoproclamada República Popular de Donetsk é favorável a fazer parte da Rússia, revela uma pesquisa do centro de estudos sociológicos Osobi Status.