Militares russos que derrubaram avião americano ganharão monumento

© Sputnik / Mikhail Ozersky / Acessar o banco de imagensRestos do avião americano U-2 abatido na União Soviética em 1960
Restos do avião americano U-2 abatido na União Soviética em 1960 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um monumento aos militares russos que derrubaram o avião de espionagem americano U-2 pilotado por Francis Powers em 1960 será inaugurado no dia 1º de maio, em Chudova, na província de Sverdlovsk, nos Urais.

Segundo informou a assessoria de imprensa do governador de Sverdlovsk, os fragmentos de um dos mísseis que atingiram o U-2 caíram na aldeia e, por isso, se decidiu erguer o monumento. A captura de Powers foi um dos episódios mais memoráveis da Guerra Fria.

No dia 1º de maio de 1960, o piloto americano, então com 30 anos, decolou de Peshawar, no Paquistão, rumo à fronteira soviética. Sua tarefa consistia em fotografar as bases militares instaladas nos Urais, incluindo a cidade secreta de Cheliabinsk-40, onde se fabricavam armas nucleares.

O avião foi interceptado por um míssil soviético, e Powers conseguiu saltar com um paraquedas. Ele foi detido ao tocar no solo. Então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower declarou inicialmente que Powers havia sido perdido na União Soviética, mas Moscou apresentou fragmentos do U-2 e publicou declarações do piloto.

Em 1962, Powers foi trocado pelo espião soviético William Fisher, conhecido como Rudolf Abel.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала