O deputado ucraniano, conhecido por seus comentários polêmicos no parlamento, publicou uma mensagem através de sua conta oficial no Facebook dizendo que a Alemanha pouco reconhece a sua grande culpa histórica.
Segundo Lyashko, a chanceler alemã, Angela Merkel, deveria fazer uma visita a Kiev e a Minsk no próximo dia 10 para honrar a memória de milhões de pessoas mortas pelos alemães há 70 anos.
Merkel, que pretende ir a Moscou nessa data, disse no último sábado que sua ida à Rússia nesse momento é de extrema importância, apesar das atuais divergências entre os dois países.
"Temos discordâncias muito profundas com a Rússia, incluindo sobre os acontecimentos na Ucrânia. No entanto, para mim é importante colocar em 10 de maio uma coroa de flores, juntamente com o presidente russo, no Túmulo do Soldado Desconhecido, para prestar homenagem aos milhões de vítimas que pesam na consciência da Alemanha na Segunda Guerra Mundial… É muito importante", disse ela em vídeo publicado no site do governo alemão.