"Estamos planejando despachar outro comboio humanitário em 14 de maio. Sua preparação deve ser realizada sob controle especial. Organizem a preparação de todas as cargas necessárias, alimentos e medicamentos, tudo o que for necessário para o funcionamento estável da infraestrutura social", disse ele.
Puchkov lembrou que o comboio anterior da Rússia também levou presentes para veteranos da Segunda Guerra Mundial em Donbass. "Nós entregamos uma carga de ajuda humanitária que incluiu presentes para os veteranos. Vou pedir para checar novamente e, junto com ativistas sociais, organizar a entrega dos presentes para veteranos de guerra e trabalhadores da frente doméstica que residem nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk", informou o ministro.
No próximo sábado, 9 de maio, a Rússia comemora os 70 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.
No último dia 23 de abril, um comboio com ajuda humanitária enviado para o leste da Ucrânia por parte de uma fundação beneficente da Rússia foi atingido por disparos do Exército ucraniano, resultando na morte de uma pessoa, de acordo com a agência de notícias de Donetsk.
O governo russo já enviou diversos comboios humanitários para Donbass desde o início da operação militar que Kiev organizou para sufocar os movimentos de independência na região. Segundo dados da ONU, mais de seis mil pessoas já morreram em decorrência da ofensiva voltada contra as forças de autodefesa locais, que se recusam a aceitar a legitimidade do governo central empossado após um golpe de Estado em fevereiro de 2014.